Ser Psicóloga é...













Ser psicóloga é ser e sentir tantas coisas...


Eu me lembro como se fosse hoje, uma das minhas primeiras aulas de psicologia, logo no começo do curso e uma matéria nova chamada: FENOMENOLOGIA (o nome é tão estranho quanto o que eu vou dizer a seguir). Estava eu sentada, prestando bastante atenção na aula, eis que a nova professora surge, pega uma cadeira e começa a aula dizendo: "A essência dessa cadeira, é a "cadeirisse" dela! - (É lógico que essa palavra não existe!)


Assim como vocês agora devem estar fazendo, eu também ri: ri de nervoso, de inquietação, de indignação, mas não é que ela tinha razão!?


Eu tenho uma "Deborisse" que é tão particular dessa Déborah, assim como você tem uma "Carolinisse", "Izabelisse" e assim por diante, "nós somos exclusivamente, e, indiscutivelmente únicos!"

Não existe patologia, crença, cor, raça, que supere a sua singularidade, sua individualidade, sua essência - "Você é o que você é e pronto!"

O último ano de faculdade chega e a frase da camiseta para comemorar o fechamento do curso não poderia ser tão perfeita: "Só sei que nada sei!". Dez anos depois, cá estou, para reafirmar a frase da camiseta: "Só sei ...que eu continuo não sabendo nada!".

O ser humano é tão único e especial, que será difícil dizer um dia: "Só sei que hoje eu sei!"

Tem coisas que, por mais que eu viva um século, eu nunca, nunca vou saber!

Mas, existem algumas coisas que eu sei...

Ser psicóloga é, saber que a dor do outro é a dor do outro, e que, muito provavelmente você não vai tirar, arrancar aquela dor, aquele sentimento como gostaria, porque você sabe que naquele momento e naquela situação, aquela dor faz parte, e é as vezes a única coisa que cabe, mas, é saber também que de certa forma você pode e esta ali, muitas vezes só para ouvir. Ser psicóloga é estar presente e fazer parte deste processo com empatia quando o outro sofre.

Ser psicóloga é saber curiosas histórias de amores, dores, encontros e desencontros, patologias, e de certa forma saber que nas páginas seguintes da história daquela pessoa, de um jeitou ou de outro você também fará parte;

Ser psicóloga é saber que um dia eles se vão, e todos vão, e esperamos que realmente eles possam ir. É saber que seu tempo chegou, e que bom que chegou, afinal, ele cresceu, amadureceu, aprendeu, mas, ao mesmo tempo, ser psicóloga é sentir uma coisa lá no fundo, uma dor sem explicação quando ele se vai, por iniciativa própria, não pelo fim de um processo, mas pelo fim da vida, pela morte.

Ser psicóloga é, dar risada de algo engraçado, mas, é as vezes ter que engolir seco e controlar a voz embargada, porque psicologo também chora!

Ser psicóloga é as vezes pensar nos pacientes em outros dias, é as vezes sentir dúvida, e pensar no "e se eu tivesse falado aquilo", é as vezes desejar profundamente que a "ficha caia", e um dia, na hora certa a gente sabe que ela vai cair!

Ser psicóloga é ter que aguentar os outros achando que você não pode chorar, sofrer ou sentir, afinal, você não é uma máquina, e que bom que você não é!

A todos os amigos e colegas conhecidos e desconhecidos, que investem tempo de suas vidas para estar presente com seus ouvidas, com suas palavras, com seus abraços, com o cérebro e com o coração.

A todos que confiam a nós suas vidas, suas histórias, seus medos, suas vitórias, suas alegrias e tristezas. Muito obrigada pela sua confiança!

Jung foi perfeito, assertivo e humano quando disse: "Domine todas as teorias, conheça todas as técnicas, mas, ao tocar em uma alma humana, seja apenas, simplesmente e unicamente apenas outra alma humana!" -

(...) é exatamente isso que eu espero ser: humana, apenas uma outra alma humana!

Sou apaixonada pela minha profissão e espero cumprir minha missão da melhor forma que eu puder!

Feliz 10 anos amigos!

Eu vou ficando por aqui, e a gente se vê por ai!

Déborah Stroebel

Artigos em Destaque
Artigos Recentes
Artigos por datas
Tags por assunto
Redes Sociais
"Siga-me"
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Imagens, trechos de filmes, músicas, citações, referencias, entre outros itens que poderão ser utilizadas neste site, são marcas registradas dos seus respectivos proprietários. © 2017 - deborahstroebel - 2018

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
"Se inscreva nas nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!"

Déborah Stroebel CRP: 98038

E-mail: deborahstt@yahoo.com.br

Telefone e WhatsApp: (011) 9-8422-4655

Clínica em: Alphaville/SP (Centro Comercial)

Entre em contato! Agende sua consulta!

#benchleader #deborahstroebel