Virei líder, e agora? #2 - "A gente não sabe de tudo, e você vai errar muito até descobrir isso


Acertar faz parte, errar também, e assim segue o jogo da vida!


Quantas e quantas vezes você errou antes de acertar? Será que isso não se aplica para um líder?


Porque a gente vive achando que precisa saber de tudo? E porque os nossos liderados também acham isso?


Às vezes, nós, exigimos demais dos nossos líderes, somos egoístas, porque achamos que nessa relação só a gente precisa aprender e não ensinar. Às vezes, nos sentimos inseguros por não saber, e prejudicamos nossos liderados com decisões erradas, só para enfiarmos "goela abaixo" a soberba do: "Eu sei de tudo!"


Já aconteceu comigo! Eu já tomei decisões erradas porque não saber profundamente determinado assunto. A troca nesses casos com um liderado pode ser fascinante, porque, uma vez que ele é o seu especialista, ele traz o conhecimento técnico e vocês dois juntos trocam sobre olhares e perspectivas diferentes: o especialista, a perspectiva técnica, e o líder, a perspectiva de pessoas. Na teoria isso é lindo, mas na prática, não funciona bem assim.


Também já aconteceu comigo! Já fui criticada por não saber não saber responder todas as perguntas e por não ter vivido algumas experiências na prática, e minha liderança já foi questionada por isso, e nesse caso, ambos perdemos: o especialista porque quis repetir sua confortável experiência vivida e não conseguiu olhar de uma forma diferente e inovadora para o problema, e, eu, porque valorizei muita importância para as critica e os julgamentos, e quando tive medo, recuei. A vulnerabilidade ainda não é bem aceita por nenhuma das partes!


Nos relacionamentos entre duas pessoas, os ambos aprendem juntos, ou, aquele que não entendeu vai sair perdendo!


Liderança não é uma coisa fácil, quantas e quantas vezes pensei em recuar, daria tudo para voltar e só passar horas preenchendo planilhas ou fazendo relatórios na minha função de contribuir individual, sem tem que investir tempo em ninguém (fuga total)! Ficar era dolorido, fugir, mais ainda!


Vivendo e aprendendo!


As primeiras experiências: "Eu não sei, posso te responder depois, preciso entender melhor isso, você me ensina, aprendi com você e obrigada pela ajuda", demoraram a sair sem medo, mas depois, conforme você vai experimentando, vai até gostando, e até percebe que é muito mais leve e saudável ser vulnerável do que ser o "senhor sabe tudo!"


Seu liderado também aprende com o seu posicionamento e postura, e, vendo você ser "só você mesmo', ajuda ele perder o medo de exercer um cargo de liderança e replicar toda essa boa prática para os futuros liderados dele.


A gente não sabe de tudo, e ainda vamos errar muito até descobrir isso!

Na dúvida, seja você mesmo, não tem erro!


Esse foi o bate papo de hoje, eu vou fincando por aqui, e, a gente se vê por ai!


Abraços,

Déborah Stroebel


















Artigos em Destaque
Artigos Recentes
Artigos por datas
Tags por assunto
Redes Sociais
"Siga-me"
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Imagens, trechos de filmes, músicas, citações, referencias, entre outros itens que poderão ser utilizadas neste site, são marcas registradas dos seus respectivos proprietários. © 2017 - deborahstroebel - 2018

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
"Se inscreva nas nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!"

Déborah Stroebel CRP: 98038

E-mail: deborahstt@yahoo.com.br

Telefone e WhatsApp: (011) 9-8422-4655

Clínica em: Alphaville/SP (Centro Comercial)

Entre em contato! Agende sua consulta!

#benchleader #deborahstroebel