Quem nunca? #2 - Quem nunca passou pela experiência da dúvida?

Quem nunca passou pela experiência da dúvida? Não saber o que fazer, não saber o que dizer, hesitar, não ter certeza!
Tem gente que diz: "Na dúvida, não faça!" - Mas tem gente que diz: "Na dúvida, faça!"
Nossa mente racional trabalha desesperadamente na busca de uma solução, quanto que, a emocional, devaneia nas diversas possibilidades da vida.
E quando ela aparece nos momentos mais inusitados da vida, e quando ela surge na busca pela veracidade. Quem nunca passou pela experiência da dúvida?
Dúvida: Você é boa ou ruim? É bom te perceber, te ter e te sentir?
Toda a escolha, e, toda decisão tem uma consequência, é normal sentirmos a dúvida batendo em momentos como esse. Às vezes, a gente só enxerga a dúvida de maneira negativa, que reflete a insegurança e o medo quando não sabemos o que fazer. Mas será que é ruim?
Um sentimento que aparece gerando um certo desconforto não precisa ser ruim. Eu gosto de pensar que todo o sentimento que aparece, gerando conforto e desconforto precisa ser entendido, precisa ser visto, do contrário, de nenhum jeito ele será compreendido.
O que a dúvida pode gerar?
A dúvida pode gerar empatia e proximidade: quem nunca, quando a dúvida bateu, foi conversar com um amigo, para saber qual era a opinião dele?
A dúvida promove novas experiências, que como consequência, provoca inovação e criatividade: quem nunca mesmo sem saber do resultado, mesmo com medo - "foi lá e fez!" - A dúvida mexe com as expectativas, e faz com que o imprevisível venha a tona, o que nos torna mais autênticos frente as novas experiências, provoca inovação e criatividade. No final das contas, é bom não tem controle de nada, porque no final, não temos mesmo!
É verdade que às vezes a dúvida gera medo, insegurança, vergonha, desespero. Talvez a pergunta nesses casos deveria ser: "Será que eu não estou em busca de aprovação? Será que eu não me amo o suficiente? Será que eu quero ter controle de tudo, inclusive daquilo que não posso ter? Será que eu não estou com medo de fazer as minhas próprias escolhas e lidar com as minhas próprias consequências?" - Os "serás" são os mais diversos, mas, a melhor pessoa que pode responder as suas perguntas sobre a dúvida, é você mesmo! A sabedoria vive dentro!
Esse foi o bate papo de hoje, eu vou ficando por aqui e a gente se vê por ai!
Abraço,
Deborah Stroebel